Notícias da Cotesa

Fique por dentro do que acontece.

Destaques

7Jul. Novos apagões em país... Leia mais 6Jun. Cotesa opera 10% da c... Leia mais 8Ago. COTESA adota o uso de... Leia mais
2Fev.

Em reunião do Conselho Consultivo, a Cotesa Engenharia aprovou seu planejamento estratégico para os próximos cinco anos com o objetivo de conquistar novos clientes parceiros nas áreas de geração e transmissão e fortalecer a marca nos setores onde já é presente. A empresa, localizada em Florianópolis, é reconhecida como tradicional player de O&M do setor de geração e transmissão de energia e opera em todas as regiões do Brasil.

O planejamento estratégico da Cotesa começou com a mudança de organograma e da política da empresa, nos últimos dois anos, de não ter dependência exclusiva de apenas um mercado ou de um pequeno grupo de clientes parceiros que representavam quase que a totalidade das receitas. “O planejamento estratégico foi um dos marcos primordiais para as ações de curto prazo. Diversificamos o leque de serviços e mercados a serem prospectados sempre no segmento de O&M”, explica o presidente do Grupo Cotesa, João Junklaus.

Entre as principais mudanças, estão a reestruturação de um organograma funcional orientado a aprimorar as áreas de engenharia, de operações, de negócios e de apoio, o mapeamento de riscos e de mercados potenciais com oportunidade de parcerias. Como ferramenta imprescindível para os negócios da companhia foi implementada uma nova sede em Florianópolis, bem como um moderno Centro de Operações em Tempo Real, seguindo os requisitos e Procedimentos de Rede do ONS, e que já despacha ativos de Geração Eólica, Hidráulica e Solar, bem como de Transmissão. Também foi implantado o software Protheus, da TOTVS, que possibilitou a gestão e gerenciamento das informações de todas as áreas.

Como resultado destas primeiras mudanças, já foram conquistados mais de 25 contratos de O&M, posicionando especialmente a Cotesa Engenharia no setor de Energias Renováveis e fortalecendo a presença na área de transmissão. Para se ter a dimensão do incremento na carteira de serviços, a empresa atualmente opera e mantém cerca de 1.6 GW de ativos de Energias Renováveis, com predominância em Eólicas, além de 4 mil km de linhas de transmissão e 32 subestações de grande porte interligadas ao SIN.

Para diversificar o portfólio em energias renováveis, a empresa busca a prospecção de ativos de energia solar fotovoltaica para a oferta de serviços de O&M tanto em BOS quanto para a PV. Atualmente, o Grupo já tem sob seus domínios 400 MW/p neste segmento, pertencente a uma gigante internacional do setor.

O planejamento estratégico foi elaborado pelo comitê de 11 profissionais da empresa a partir da matriz SWOT e se chegou a 18 planos de ações, que serão acompanhados de forma trimestral e revisados anualmente.

Perfil da Cotesa

Fundada em 1997, na cidade de São José – SC, a Cotesa Engenharia é uma empresa que busca ser parceira estratégica no setor elétrico brasileiro, com o foco em O&M de Linhas de Transmissão, Subestações e Usinas de Geração de energia. Durante os seus 20 anos de atuação, busca unir potenciais para compartilhar conquistas com os parceiros da área. Foi a primeira empresa do setor privado a fazer manutenções em linha-viva de 500kV e, atualmente, mantem e opera ativos de geração e transmissão de energia em todas as regiões do Brasil.

Categorias

Entre em contato com a Cotesa

Topo