Cotesa

EDVALDO SANTANA, EX DIRETOR DA ANEEL, É O NOVO PRESIDENTE DA ABRACE PROFESSOR VAI OCUPAR O LUGAR QUE ERA DE PAULO PEDROSA, QUE DEIXOU O CARGO EM MAIO PARA ASSUMIR A SECRETÁRIA EXECUTIVA DO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

Wagner Freire, da Agência CanalEnergia, de São Paulo, Recursos Humanos

22/11/2016

O ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, será o novo presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace). O nome do professor sergipano foi aprovado pelo Conselho Diretor da associação na quartafeira, 16 de novembro. Santana vai ocupar o lugar que era de Paulo Pedrosa, que deixou o cargo em maio para assumir a secretária executiva do Ministério de Minas e Energia.

Com quase 40 anos de carreira no setor elétrico, Santana foi diretor da Aneel por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2013, onde também atuou como superintendente de Estudos do Mercado desde 2000. É professor titular aposentado pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde chefiou o Departamento de Economia e coordenou o curso de Pós-graduação na mesma cadeira. É mestre e doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Antes de trabalhar na Aneel, teve passagens pela Eletrosul, como chefe da Divisão de Análise de Investimentos e no Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica.

O professor se reuniu com a equipe da Abrace em Brasília na última sexta-feira, 18 de novembro, e se mostrou disposto ao novo desafio. Santana acompanhou, no primeiro encontro, uma apresentação da equipe sobre os principais temas de trabalho da associação em 2016 e no próximo ano. Ele assumirá as funções a partir do dia 28 de novembro.

Santana recebeu saudações dos membros do Conselho Diretor, que depositaram confiança no trabalho do especialista. “Nesta função, Edvaldo tem como principal desafio a busca de um cenário competitivo e cada vez mais transparente para os grandes consumidores de energia e gás natural no Brasil”, disse a presidente do Conselho Diretor da Abrace, Claudia Zanchi.

Pular para o conteúdo