Como se realiza comunicação entre o
Centro de Operações e o ONS

A comunicação de um Centro de Operações com agentes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e com os próprios ativos é realizada através de links terrestres e satélites, sendo sempre registrada através de sistemas de gravação de voz.

Para garantir a fidelidade das mensagens e preservar a segurança do sistema elétrico a equipe de tempo real interage com o ONS e demais empresas que compartilham do mesmo Sistema, através de uma linguagem padrão que deve cumprir o Manual de Procedimentos da Operação do ONS.

Os sistemas de comunicação devem possuir alta disponibilidade, atendendo ao critério mínimo de 99,98%, ou seja, em um ano inteiro o sistema de comunicação não pode apresentar falha superior a 105 minutos. Para isso, todo o sistema deve possuir redundâncias que garantam tal performance.

A COTESA Engenharia possui equipes dedicadas para tecnologia de informação e tecnologia de automação, justamente para manter o mais alto nível de performance de comunicação do seu tempo real para os ativos.