A capacidade instalada no Sistema Interligado Nacional

O Sistema Interligado Nacional (SIN) é o conjunto de instalações dos ativos de geração e redes de distribuição que formam um único sistema integrado eletricamente. 

No sistema hidro-termo-eólico brasileiro, as hidrelétricas são responsáveis pela maior parte da geração, com mais de 60% da capacidade instalada. 

Entretanto, a capacidade instalada de geração de energia por fonte eólica e solar no Brasil apresenta o maior crescimento nos últimos anos. Desde janeiro de 2021, registrou um aumento recorde para o período em toda a série histórica, passando de 4.942 MW para 27.766 MW de capacidade instalada.

Graças ao SIN, os ativos em diferentes regiões atuam de forma integrada para levar luz a todo o Brasil por meio da interconexão dos subsistemas. Dessa forma, é possível verificar as regiões de maior demanda, propor a ampliação e o reforço da rede de transmissão, aumentando a segurança operacional para evitar interrupções no abastecimento.

A COTESA Engenharia realiza a Operação & Manutenção de 490 MW de Geração Hidrelétrica, 3GW de Geração Solar e Eólica e de 112 subestações conectadas ao SIN.