Inspeção aponta substituição de 20 cadeias de isoladores por efeito corona

Durante 11 dias, a COTESA Engenharia realizou a inspeção com câmera ultravioleta e detectou a necessidade de substituir 20 cadeias de isoladores por efeito corona em um total de 252 estruturas. Em uma torre também foi recomendado a limpeza geral do cabo condutor para avaliar a possível necessidade de substituição.

Além das falhas nas cadeias de isoladores, foram identificados efeito corona anormais em todos os grampos dos cabos condutores das cadeias auxiliares (jumper) das torres do tipo ancoragem. Dessa forma, é recomendado efetuar uma verificação e/ou reapertar todos os parafusos, pois pode ter havido folga dos parafusos pelo tempo de operação da linha de transmissão.

A câmera de corona é um sistema de imageamento de ultravioleta inovador de última geração que aponta, detecta e registra fótons de efeito corona, arco elétrico e descargas parciais. Com dispositivos de alta sensibilidade, é uma ferramenta poderosa para detectar emissão de UV (ultravioleta) em plena luz do dia com fontes emissoras de baixa intensidade, tanto em longas distâncias como as mais próximas. 

Confira em nosso Linkedin o vídeo da inspeção