Recuperação ambiental de solo erosivo evita interrupção de transmissão de energia

A COTESA Engenharia realizou a recuperação ambiental emergencial de processos erosivos em oito torres de uma Linha de Transmissão 500kV, na região Nordeste do país, responsável por 100% da transmissão gerada no ativo. Em plena operação, a usina tem a capacidade de mais de 1.500 GWh por ano.

A atividade foi realizada em quatro fases. A primeira realizou avaliação e análise das estruturas com elevada severidade e risco de queda e, em seguida, foi elaborado relatório técnico contendo as diretrizes metodológicas, que foi implantada por terceiros. Por fim, realizou-se a avaliação da eficiência das ações implantadas, recomendando medidas adicionais quando necessário.

O plano de ação para a recuperação ambiental e reestruturação do solo contou com inovações tecnológicas e sustentáveis, cumprindo orientações preconizadas pela ONU. Foi utilizado biomanta, contendo 70% palha e 30% fibra de coco no recobrimento dos taludes das áreas compactadas, serrapilheira do cerrado para favorecer a difusão de fungos, bactérias e protozoários, além do plantio de gramíneas e herbáceas ruderais.

Dessa forma, as medidas contribuíram para diminuir a velocidade da água da chuva e favorecer a reestruturação orgânica do solo, facilitando a fixação das sementes e evitando a evolução de futuros processos erosivos. Todo processo foi realizado antes do período chuvoso, a fim de evitar o asseveramento dos processos erosivos na base das estruturas de transmissão.

O trabalho foi concluído com elevado grau de sucesso, sendo que as medidas adotadas foram de baixo custo de implantação e auxiliaram na prevenção de novas erosões desses ambientes.