Troca de conectores em subestação 500kV utiliza técnica de jumper

A COTESA Engenharia realizou a troca de conectores em subestação 500kV, com retirada de pontos aquecidos que chegaram a temperatura de até 183 ºC e adoção da técnica de jumper.

Os conectores são elementos fundamentais para a conexão dos cabos condutores da linha de transmissão, devendo serem capazes de suportar a carga elétrica e as condições ambientais adversas, como umidade, vento e variações de temperatura, sem comprometer a segurança dos ativos.

O trabalho envolveu a substituição dos conectores no método de linha viva em alta tensão, sendo necessário o uso de roupa especial para a execução da atividade.

Os colaboradores precisaram utilizar roupa condutiva de metal, que é confeccionada com materiais condutores de eletricidade, como o alumínio, e possui três camadas de proteção, juntamente com capacetes, luvas isolantes e óculos de proteção.

Técnica de jumper

A técnica consiste em utilizar um cabo especial, chamado de “jumper”, que é conectado entre dois pontos de linha energizada, criando um caminho alternativo para a corrente elétrica. Ao fazer desta forma, o trabalhador pode se conectar com segurança à linha energizada sem entrar em contato direto com a corrente elétrica.

A técnica de jumper para linha viva é uma operação técnica complexa que requer treinamento especializado e equipamentos de proteção adequados para garantir a segurança do trabalhador. A execução dessa técnica deve ser realizada em conformidade com as normas e regulamentos de segurança elétrica aplicáveis.

A COTESA Engenharia realiza há 26 anos os serviços de Operação & Manutenção de ativos elétricos de geração e transmissão de energia. A empresa executa atividades em 114 subestações pelo Brasil e possui estrutura técnica para executar serviços em toda a área de O&M.