Manutenção de bancos de baterias garante segurança de subestação

Um dos principais componentes de uma subestação são os bancos de baterias, responsáveis por fornecer energia para os serviços auxiliares de corrente contínua e alimentação para relés de proteção e circuitos de controle em casos de falha de fornecimento da energia principal.

A alimentação de corrente contínua é de extrema importância para a operação confiável e segura da subestação, por isso é crucial que as condições dos bancos de baterias sejam avaliadas regularmente para garantir a operação segura e confiável da subestação.

Com o tempo, as baterias perdem sua capacidade de armazenamento de energia e podem ficar inoperantes, mesmo que aparentem estar em bom estado. Uma avaliação adequada pode identificar baterias defeituosas ou com capacidade reduzida, permitindo que sejam substituídas antes que ocorra uma falha crítica.

Cada conjunto bateria-retificador deve atender toda a carga prevista para regime contínuo pelo período mínimo de cinco horas.

Outro fator importante a ser avaliado é a temperatura dos bancos de baterias. O superaquecimento pode causar danos irreversíveis às baterias e reduzir sua vida útil.

A avaliação do sistema de resfriamento e ventilação do banco de baterias pode identificar possíveis problemas e ajudar a garantir que as baterias operem em uma temperatura adequada.

Além disso, uma avaliação adequada também pode identificar problemas de conexão ou corrosão nos terminais dos bancos de baterias. Problemas como esses podem afetar o desempenho das baterias e causar danos aos equipamentos da subestação.

A COTESA Engenharia oferece serviços de avaliação de bancos de baterias em subestações, utilizando equipamentos de medição e testes específicos para baterias.

Com uma equipe de engenheiros e técnicos altamente qualificados, a empresa garante a avaliação detalhada e precisa do bancos de baterias, identificando possíveis problemas e recomendando soluções adequadas.