Inspeção regular em linhas de transmissão diminuem falhas mecânicas

A inspeção regular de linhas de transmissão é um processo crítico para garantir que a rede elétrica esteja funcionando de maneira segura e confiável, identificando problemas antes que se tornem sérios, como a corrosão de estruturas que podem levar a falhas mecânicas e danos à linha de transmissão.

A inspeção regular pode também ajudar a identificar problemas de qualidade de energia, como quedas de tensão e oscilações, que podem afetar a confiabilidade da rede elétrica, além de garantir a conformidade da rede elétrica com as regulamentações governamentais.

Essas regulamentações estabelecem padrões de segurança e confiabilidade que as empresas de energia elétrica devem seguir para garantir a segurança do público e a confiabilidade da rede elétrica.

Em primeiro lugar, é importante ter um plano de inspeção claro e bem documentado que inclua informações sobre as tecnologias e processos que serão usados.

Além disso, é importante garantir que as equipes de inspeção sejam bem treinadas e equipadas com as ferramentas e tecnologias necessárias para realizar a inspeção com precisão e eficiência.

Também é importante garantir que os resultados da inspeção sejam documentados e analisados para identificar quaisquer problemas e orientar a manutenção preventiva.

Tecnologias de inspeção de linhas de transmissão

Uma das mais comuns é a inspeção visual, que envolve a inspeção de estruturas e componentes usando binóculos ou drones, identificando problemas como corrosão, danos mecânicos e obstruções.

Outra tecnologia comum é a inspeção termográfica, que envolve o uso de câmeras infravermelhas para detectar pontos quentes em linhas de transmissão. Dessa forma são identificados problemas com conexões soltas ou danificadas, que podem levar a falhas na linha de transmissão.

A inspeção ultrassônica é outra tecnologia que pode ser usada para inspecionar linhas de transmissão. Isso envolve o uso de ondas sonoras de alta frequência para detectar problemas como trincas e fissuras em estruturas e componentes.

A COTESA Engenharia é responsável pela Operação & Manutenção de 8,3 mil Km de Linhas de Transmissão de Alta e Extra Alta Tensão, possuindo experiência e expertise em inspeção de linhas de transmissão, seguindo as melhores práticas com a utilização de tecnologias de inspeção modernas e eficazes.