A matriz elétrica do Brasil em 2023

Neste Dia Mundial da Energia, apresentamos algumas características distintas da matriz elétrica brasileira, que são moldadas pela diversidade geográfica e pela disponibilidade de recursos energéticos no país.

Predominância de fontes renováveis: O Brasil tem uma matriz elétrica predominantemente baseada em fontes renováveis de energia. A geração hidrelétrica é a principal fonte, representando uma parcela significativa da capacidade instalada e da geração de eletricidade. Além disso, as fontes eólica, solar e biomassa têm ganhado espaço nas últimas décadas.

Hidrelétricas de grande porte: O país possui grande número de usinas hidrelétricas de grande porte. Essas usinas, localizadas principalmente na região amazônica e na bacia do rio Paraná, têm capacidade de geração significativa e são responsáveis por uma parte substancial da energia produzida.

Potencial eólico expressivo: O Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos do mundo, especialmente na região nordeste e em áreas costeiras. A energia eólica tem sido amplamente desenvolvida e tem experimentado um crescimento considerável nos últimos anos, contribuindo cada vez mais para a matriz elétrica.

Crescimento da energia solar: A energia solar também tem apresentado crescimento notável no Brasil. Com um alto potencial de irradiação solar, especialmente nas regiões central e nordeste, a energia solar fotovoltaica tem se expandido rapidamente, impulsionada pela redução dos custos dos painéis solares e por políticas de incentivo.

Papel complementar das termelétricas: As usinas termelétricas, embora representem uma parcela menor da matriz elétrica, desempenham um papel importante como fonte complementar, principalmente em períodos de seca ou quando a demanda de eletricidade é alta. Elas são acionadas para garantir o suprimento contínuo de energia em situações específicas.

Potencial da biomassa: O Brasil possui uma vasta quantidade de biomassa disponível, especialmente proveniente da indústria agrícola e da cana-de-açúcar. A geração de energia a partir de resíduos de biomassa é uma importante fonte renovável no país, contribuindo para a matriz elétrica e a geração de energia térmica.