Dia do Vento: Energia eólica representa 12,5% da matriz elétrica

A força dos ventos gera eletricidade limpa e renovável, colaborando para mitigar impactos ambientais, mudanças climáticas e redução de emissões de gases de efeito estufa.

Economicamente, os parques eólicos também oferecem oportunidades significativas para criação de empregos e o desenvolvimento socioeconômico de diversas regiões.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Brasil está com 25,8 GW de capacidade instalada, o que representa 12,5% de toda matriz elétrica nacional.

É nesse cenário que a COTESA Engenharia se destaca. A empresa tem a responsabilidade de realizar o O&M de 1.884 MW de ativos eólicos, representando um marco importante no setor.

A operação e manutenção de parques eólicos envolve uma série de atividades essenciais para garantir o desempenho ideal dos aerogeradores e a segurança das operações.

A COTESA Engenharia, por meio de sua equipe especializada e do uso de tecnologias avançadas, realiza inspeções regulares, monitoramento remoto, reparos, substituição de componentes e outras ações preventivas e corretivas para garantir a eficiência e a confiabilidade dos parques eólicos sob sua gestão.