A importância de realizar ensaio de resistência ôhmica de enrolamentos

O ensaio de resistência ôhmica de enrolamentos é um procedimento utilizado para medir a resistência elétrica de um enrolamento em equipamentos elétricos, como motor, gerador ou transformador.

Esse ensaio verifica a integridade do enrolamento, identificando possíveis problemas, como curtos-circuitos ou conexões soltas, garantindo que a resistência esteja dentro das especificações do projeto. 

A principal ferramenta utilizada para o ensaio de resistência ôhmica é o ohmímetro, que funciona através da passagem de corrente elétrica em um condutor. 

Os valores de resistência ôhmica obtidos durante o ensaio podem ser comparados com os valores especificados pelo fabricante do equipamento ou com padrões de referência. Caso a resistência medida estiver fora dos limites esperados, devem ser realizadas investigações adicionais para identificar a causa do problema. 

A resistência de enrolamento é uma medida importante para identificar possíveis erros ou problemas em enrolamentos elétricos. Alguns dos principais erros ou falhas que podem ser identificados pela resistência de enrolamento incluem: 

Curto-circuito: Se houver curto-circuito entre espiras ou entre bobinas no enrolamento, a resistência medida será significativamente menor do que o esperado. Isso pode indicar um problema na isolação entre as espiras ou bobinas, resultando em caminho de baixa resistência para a corrente elétrica. 

Abertura ou interrupção: Uma abertura ou interrupção no enrolamento causará uma leitura de resistência infinita (ou muito alta) durante o ensaio de resistência ôhmica. Isso indica que a corrente elétrica não pode fluir através do enrolamento devido à falta de continuidade. 

Conexões soltas ou defeituosas: Se houver conexões soltas, mal soldadas ou defeituosas nos terminais do enrolamento, a resistência medida pode ser maior do que o esperado. Essas conexões imperfeitas podem introduzir resistência adicional no circuito, resultando em uma leitura maior durante o ensaio. 

Danos na isolação: Caso a isolação do enrolamento esteja danificada, como rachaduras, desgaste ou derretimento, a resistência ôhmica pode ser afetada. A presença de falhas na isolação pode resultar em correntes de fuga ou caminhos de baixa resistência, levando a leituras anormais de resistência.

O serviço compõe a atividade de manutenção preventiva, que deve ser realizada com periodicidade programada para avaliação dos aparelhos que compõe cada ativo. 

A COTESA Engenharia é especialista em O&M de ativos elétricos de geração e transmissão de energia, como ensaios de resistência ôhmica em transformadores de corrente de bucha e oferece serviços de alta qualidade e conformidade com os padrões do mercado.