Os tipos de chave seccionadora em subestações de alta e extra alta tensão

A chave seccionadora proporciona o isolamento do equipamento de uma fonte de energia, abrindo e fechando circuitos por meio de operação manual ou automática para permitir o controle seguro do fluxo elétrico em um circuito.

Em subestações de alta e extra-alta tensão, essas ferramentas são utilizadas para proteção contra curtos-circuitos, minimizando riscos de danos às equipes ou equipamentos durante operações e manobras.

Os componentes da subestação, como transformadores, geradores, reatores, disjuntores e chaves, devem estar conectados adequadamente para garantir seu funcionamento correto em condições normais e durante situações de emergência.

Tipos de chaves seccionadoras

Ruptura a ar: o tipo mais comum usado em subestações de alta e extra-alta tensão. Usa um pequeno espaço de ar entre dois contatos metálicos para proporcionar isolamento, o que impede que a eletricidade flua pelo circuito quando desconectado.

Interrupção de ar: além de oferecer proteção confiável contra curtos-circuitos, pode ser operada de forma manual ou automática usando sensores para detectar alterações no fluxo de corrente ou na pressão do sistema.

Esses modelos demandam constante manutenção para evitar piora do desempenho, pois com o passar do tempo as partículas de sujeira podem se acumular nos pontos de contato.

As chaves seccionadoras a vácuo são solução alternativa para subestações de alta e extra alta tensão, devido ao desempenho superior de comutação em comparação com os modelos de ruptura a ar.

A vácuo: Operam criando vácuo dentro de um recipiente selado que evita qualquer arco entre os pontos de contato durante as operações de abertura ou fechamento. Isso os torna mais resistentes do que os air breaks em condições ambientais adversas, como tempestades de poeira e temperaturas extremas, pois não há risco de formação de faíscas ao redor dos contatos quando abertos ou fechados.

Outro benefício das chaves seccionadoras a vácuo é que elas têm vida útil mais longa, pois não sofrem desgaste causado por arcos repetidos como os dispositivos mecânicos convencionais, o que as torna ideais para instalações de longo prazo em locais remotos onde o acesso pode ser limitado para verificações de manutenção regulares.

Uso das chaves seccionadoras

As chaves seccionadoras oferecem maior confiabilidade em comparação com os dispositivos mecânicos tradicionais devido à sua capacidade de reduzir a formação de arcos durante as operações de abertura e fechamento.

Além disso, também colaboram com o prolongamento da vida útil das instalações elétricas, pois não sofrem desgaste causado por arcos repetidos, como acontece com os modelos convencionais. Por fim, esses tipos de interruptores costumam ter baixa manutenção, pois as partículas de sujeira tendem a não se acumular nos pontos de contato com o passar do tempo, como ocorre com os modelos com ruptura de ar.