“Encontrei o meu lugar no setor elétrico”, vibra técnica de pós-operação na comemoração do Dia das Mulheres
Um motivo quase trágico foi o motivo para o início de uma jornada de descobrimento e realizações. Neste Dia das Mulheres, a Cotesa Engenharia reforça o seu compromisso de respeito às mulheres e o incentivo para que a participação feminina seja cada vez maior no setor elétrico contando a história da colaboradora Franciane Porto Santana.
Em junho de 2013, uma forte queda de moto fez Fran ficar em recuperação por três anos. Quando voltou a trabalhar, como recepcionista em uma empresa de engenharia elétrica, o brilho no olhar voltou a acender e a nova paixão foi impulsionada com a confiança dos colegas e os novos desafios apresentados.
Com incentivo da família, especialmente do irmão engenheiro eletricista, a jovem com então 25 anos se preparou para entrar no mercado de forma profissional e foi aprovada para o curso de Eletrotécnica no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Dois anos depois, uma nova aprovação para o curso de Engenharia Elétrica na mesma instituição.
Na Cotesa Engenharia desde junho de 2020, Fran continua a construir sua trajetória. Contratada como auxiliar de Pós-Operação, em um ano foi promovida a técnica pelo seu destaque e bons resultados. “Enxergamos a sua dedicação e perseverança para entregar bons resultados, mas acima de tudo a sua satisfação e alegria em cada conquista”, revela o gerente de Operação, Daniel Bicicgo.
Um dos resultados que mais a alegra é a revisão das apurações dos clientes da Cotesa Engenharia junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Juntando todas as isenções em parcelas variáveis das transmissoras, o setor de pós-operação obteve uma economia de R$ 15 milhões em 2021. “É uma responsabilidade muito grande em defender nossos clientes, mas é gratificante ter participado dessa conquista”, comemora Franciane.
Além das conquistas profissionais individuais, Fran celebra a expansão da participação feminina no setor. Com apenas mais uma colega quando chegou, a técnica de pós-operação viu esse número crescer para cinco atualmente. Nas salas de aulas do IFSC, as mulheres correspondem a cerca de 30% dos alunos de Engenharia Elétrica. “O mercado está muito aberto para a participação das mulheres e é bacana ver essa evolução. Temos de correr atrás, mostrar nosso valor e não desistir”, incentiva.
Dentro da Cotesa Engenharia, Fran elogia a acolhida dos colegas, a parceria na execução dos trabalhos e as dicas para evoluir na carreira. “A empresa dá esse respaldo para crescermos profissionalmente e existe muito respeito, companheirismo e incentivo por parte de todos os colegas para que possamos entregar o melhor trabalho”, comenta.
A Cotesa Engenharia deseja um Feliz Dia das Mulheres!