Cotesa

Nova subestação da UTE Pampa Sul começa geração de energia

A Usina Termelétrica Pampa Sul foi conectada definitivamente à Subestação Candiota 2 e agora pode realizar o despacho integral da energia gerada pela Usina. O consórcio Cotesa-Conenge foi o responsável pelas obras de migração da conexão da Linha de Transmissão da Usina Termelétrica Pampa Sul, em Candiota (RS), garantindo o escoamento de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A nova subestação possui capacidade para transmitir a energia gerada pela UTE Pampa Sul e soluciona a conexão provisória que a usina possuía com a subestação anterior. A geração da termelétrica ficava entre 50% a 100% da capacidade, variando conforme a condição de importação do Uruguai, que tinha prioridade no despacho.

Segundo Rafael Franzoni, diretor Operacional da Cotesa Engenharia, a UTE Pampa Sul pode agora entregar toda a capacidade de geração ao SIN. “São 150MW de potência instalada, gerando mais estabilidade e segurança ao sistema elétrico nacional”, conclui Franzoni. A capacidade da termelétrica é de gerar energia para até 100 mil residências.

Além da própria construção da nova subestação, o consórcio Cotesa-Conenge cumpriu todas as condicionantes e práticas de gestão ambiental exigidas para a Licença Ambiental do empreendimento. Houve a necessidade de conservar a arqueologia de um muro de taipa de pedras construído pelos escravos, proteger o caminho das águas para não assorear os terrenos vizinhos e a transferência de mais de 200 espécies de flora, algumas ameaçadas de extinção, para novos locais de preservação.

Pular para o conteúdo