Cotesa

COTESA Engenharia economiza R$ 7,6 mi para transmissoras em 2022

A COTESA Engenharia gerou economia de R$ 7,6 milhões em 2022 para os seus clientes de Transmissão com o serviço de apuração de parcelas variáveis, em função do desempenho operacional, disponibilidade e capacidade das instalações ao longo do mês. Nesse período, foram realizadas 115 contestações e 77 foram acatadas.

No cálculo das parcelas variáveis, são consideradas três informações resultantes dos processos de apuração dos eventos:

 

1 – apuração das indisponibilidades; 
2 – restrições operativas temporárias; 
3 – entradas em operação e sobrecargas em instalações da Rede Básica.

A Parcela Varável (PV) é o desconto incidente sobre a remuneração mensal das concessionárias de transmissão, devido à indisponibilidade verificada da instalação de transmissão.

A PV apura a qualidade do serviço de transmissão prestado pelas transmissoras, associando à disponibilidade do equipamento, e, ainda, a vinculação da qualidade do serviço à remuneração das concessionárias.

A COTESA Engenharia possui um núcleo dedicado para a apuração de eventos e distúrbios sistêmicos e contestações, formado por profissionais experientes em sistemas elétricos, regulação e funções operacionais do sistema interligado nacional.

As economias geradas muitas vezes são em algumas ocasiões maiores que os próprios custos mensais de O&M para alguns agentes.

Pular para o conteúdo