Cotesa

Matriz elétrica alcança 200 GW de potência centralizada

A matriz elétrica brasileira alcançou 200 GW de potência centralizada, com a liberação de 2 GW desde o começo de 2024. A expectativa é de neste ano adicionar 10,1 GW ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

As três maiores fontes renováveis que compõem a matriz de energia elétrica brasileira são hídrica (55%), eólica (14,8%) e biomassa (8,4%) e das fontes não renováveis, as maiores são gás natural (9%), petróleo (4%) e carvão mineral (1,75%), segundo a ANEEL.

É válido relembrar que nesta marca não contabiliza os 27 GW do sistema de micro e minigeração distribuída, onde os próprios produtores consomem a energia elétrica e somente a energia excedente é lançada na rede da distribuidora para utilização dos demais consumidores, ao preço da tarifa, por meio da compensação na conta de luz.

Há 27 anos no mercado, a COTESA Engenharia é especializada nas atividades de Operação & Manutenção de ativos de geração e transmissão de energia, além de suas conexões.

Atualmente, a empresa possui atuação em 21 estados brasileiros e Distrito Federando, sendo responsável pelo O&M de 16,7 mil km de Linhas de Transmissão, 88 subestações, 4,4 GW de geração solar e eólica e 336 MW de geração hidrelétrica.

Pular para o conteúdo