Cotesa

Brasil sobe para 6º no ranking de energia solar

O Brasil foi o quarto país que mais aumentou sua capacidade instalada de energia fotovoltaica em 2023 e agora ocupa a 6ª colocação no ranking mundial de maior potência acumulada da fonte solar. Os dados são da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena) e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Apenas no ano passado, foram implementados 11,9 GW de energia solar no país, chegando a 37,4 GW de potência instalada de usinas em geração centralizada e distribuída.

No primeiro trimestre de 2024, a fonte solar já adicionou 3,6 GW e atingiu os 41 GW operacionais, sendo a segunda fonte energética na matriz elétrica nacional.

A COTESA Engenharia possui em sua carteira de contratos o serviço de Operação & Manutenção de 2,2 GW do mercado solar de geração centralizada, o que representa 18% do setor.

A empresa também é a responsável pela Operação & Manutenção de 5 dos 10 parques solares com melhores performances operacionais em 2023, de acordo com o Ranking Solar da CCEE e do ePowerBay.

Pular para o conteúdo