Cotesa

ESTUDO PROJETO AUMENTO DE 68% EM RELAÇÃO À POTÊNCIA ATUAL DO MERCADO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PARA 2021

O mercado de energia solar fotovoltaica cresce no Brasil. De acordo com informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país deve atingir 12,56 gigawatts (GW) de capacidade instalada até dezembro deste ano, em relação à potência atual de 7,46 GW.

Os números incluem tanto as usinas de grande porte (“geração centralizada”) quanto sistemas de geração distribuídos em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Para os grandes empreendimentos, a entidade estima um aumento de 37%, saindo dos atuais 3,1 GW para 4,2 GW. Já a chamada “geração distribuída” deverá crescer 90%, passando de 4,4 GW para 8,3 GW.

A Absolar também prevê que os investimentos privados no setor solar poderão ultrapassar a cifra de R$ 22,6 bilhões neste ano. Desse total previsto, a geração distribuída corresponderá a aproximadamente R$ 17,2 bilhões.

Ainda de acordo com o estudo da associação, a fonte solar deverá gerar mais de 147 mil novos empregos do país neste ano, chegando a um total acumulado de mais de 377 mil postos de trabalho criados desde 2012, distribuídos entre todos os elos produtivos do setor.

NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo