Os cinco principais tipos de energia renovável

Até o final de 2021, o mundo adicionou 257 GW de energias renováveis, aumentando o estoque de energia renovável em 9,1%, de acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (Irena).

Obtidas a partir de recursos naturais, as cinco principais fontes combinadas representaram 28% da geração mundial de eletricidade em 2021, com a energia eólica e a solar, que pela primeira vez quebraram a barreira dos 10% de participação.

A produção de energia elétrica de origem renovável no Brasil é três vezes superior à mundial, já que o país produz 83% da eletricidade através de fontes renováveis.

Confira abaixo os países líderes em geração de cada tipo de energia:

1 – Hidrelétrica: Representou 15,3% da capacidade global de geração de energia elétrica em 2021, sendo a China a maior produtora do mundo, seguida pelo Brasil e pelos Estados Unidos.

2 – Eólica: Representou 6,6% da capacidade global de geração de energia elétrica em 2021, sendo a China, Estados Unidos e Alemanha os maiores produtores.

3 – Solar: Representou 3,7% da capacidade global de geração de energia elétrica em 2021. A China é a maior produtora de energia solar do mundo, seguida pelos Estados Unidos e pelo Japão.

4 – Biomassa: Representou 2,3% da capacidade global de geração de energia elétrica em 2021. O principal centro produtor é a China. Também se destacam o Brasil e a Índia como dois dos grandes mercados mundiais de biomassa.

5 – Geotérmica: Representou apenas 0,3% da capacidade global de geração de energia elétrica em 2021. Os principais produtores de energia geotérmica são os Estados Unidos, a Indonésia e a Turquia.